segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

An Ancient Muse


“Me conte, Ó Musa, sobre aqueles que viajaram por toda parte”

Convenientemente, torna-se um eco da eterna Odisséia de Homero que introduz a sétima gravação de estúdio da Loreena McKennitt, o último volume de um projeto que ela descreve como sendo “composições viajantes musicais”. Durante este período, a jornada a conduz a uma busca dos caminhos mais orientais dos celtas, desde as planícies da Mongólia ao reinado do Rei Midas e o Império Bizantino. Ao longo do caminho, ela reflete sobre os conceitos relacionados com o lar, com as viagens em todas as suas encarnações, com a entremesclagem cultural que justifica a história humana e as nossas heranças universais de conflito e esperança.Gravado nos Estúdios Real World e com a apresentação de vários músicos de renome, o álbum oferece um tesouro encontrado de instrumentos, da harpa, viela e acordeão ao oud, lira, quanum e nyckelharpa (um violino dedilhado da Escandinávia). Destaques incluem os ritmos sedutores e as influências da Rota da Seda no “Caravanserai” da primeira faixa; um peã em honra de um amor imutável com a “Penelope’s Song”; e uma composição musical da Loreena baseada num poema do Senhor Walter Scott sobre um romance perseguido pela fatalidade com “The English Ladye And The Knight”. Juntas, as nove músicas que An Ancient Muse contém, fazem surgir, como por um encanto, uma riqueza enorme de histórias humanas que são tanto exclusivas quanto inesquecíveis.

Faixas:

1. "Incantation" – 2:35
2. "The Gates of Istanbul" – 6:59
3. "Caravanserai" – 7:36
4. "The English Ladye and the Knight" – 6:49
5. "Kecharitomene" – 6:34
6. "Penelope's Song" – 4:21
7. "Sacred Shabbat" – 3:59
8. "Beneath a Phrygian Sky" – 9:32
9. "Never-ending Road (Amhrán Duit)" – 5:54

Observações:

“The English Ladye and the Knight” é baseada na balada de Sir Walter Scott, “It was an English Ladye Bright”, de The Lay of the Last Minstrel (1805).

"Kecharitomene" vem de κεχαριτωμένη, saudação de Gabriel a Maria, em Lucas 1:28, traduzida gratia plena, "cheia de graça".

O trabalho em An Ancient Muse começou em 2005.

A maior parte da inspiração para as faixas do álbum veio da música da Grécia, Turquia, Oriente Médio e Extremo Oriente.

A maioria das faixas, com exceção de três reveladas em meados de Setembro, em concertos em Alhambra, estava completamente desconhecida até o lançamento.

An Ancient Muse estreou na Billboard 200 estadunidense no número 83, com cerca de 22.000 cópias vendidas na primeira semana. O álbum já vendeu mais de 800.000 cópias no mundo todo.

DOWNLOAD DO ALBUM

domingo, 27 de dezembro de 2009

Live In Paris And Toronto


“Sinalização de ruas para a Roma, um desvio para Munique, um congestionamento de trânsito em direção a Hamburgo, um posto de abastecimento de combustível na estrada que sai de Barcelona, Páscoa em Bruxelas, ônibus e caminhões atravessando pela noite afora. Vôos para Montreal, Nova York ou Los Angeles, as luzes dos aeroportos, estradas, pistas de pouso e decolagem... A exótica e eclética mistura de experiências, do sublime ao ridículo, do comovedor ao enfurecedor, do revigorante ao exaustivo”. As memórias de Loreena McKennitt sobre a turnê que reviveu Live In Paris And Toronto, sugerindo um caleidoscópio de impressões, abastecem a sua vibração e paixão.Capturado ao vivo em abril e maio de 1998 na Salle Pleyel em Paris e no Massey Hall em Toronto, esta coletânea com dois CDs, diz Loreena, simplesmente “o nosso som fazendo o que estávamos fazendo”. Apresentações de todas as músicas do The Book Of Secrets, assim como, uma seleção generosa dos favoritos de gravações anteriores, Live In Paris And Toronto faz parte de um esforço caridoso em suporte do Fundo Memorial Cook-Rees para a busca de água e segurança. Os resultados monetários têm agora ajuntado milhões de dólares com destino ao trabalho do Fundo em campos sobre a segurança da água e educação.

Faixas:

Disco um
1. "Prologue" – 4:59
2. "The Mummers' Dance" - 4:01
3. "Skellig" - 5:24
4. "Marco Polo" - 4:52
5. "The Highwayman" - 9:29
6. "La Serenissima" - 5:54
7. "Night Ride Across the Caucasus" - 6:22
8. "Dante's Prayer" 5:24

Disco dois

1. "The Mystic's Dream" - 6:29
2. "Santiago" - 6:19
3. "Bonny Portmore" - 3:50
4. "Between the Shadows" - 4:30
5. "The Lady of Shalott" - 9:19
6. "The Bonny Swans" - 7:05
7. "The Old Ways" - 5:36
8. "All Souls Night" - 4:46
9. "Cymbeline" - 6:27

Observações:

O primeiro disco é uma performance ao vivo do álbum "The Book of Secrets"

No segundo disco:
The Mystic's Dream, Santiago e The Bonny Swans do álbum "The Mask and Mirror"

Bonny Portmore, Between the Shadows, The Lady of Shalott, The Old Ways, All Souls Night e Cymbeline do álbum "The Visit"