segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

An Ancient Muse


“Me conte, Ó Musa, sobre aqueles que viajaram por toda parte”

Convenientemente, torna-se um eco da eterna Odisséia de Homero que introduz a sétima gravação de estúdio da Loreena McKennitt, o último volume de um projeto que ela descreve como sendo “composições viajantes musicais”. Durante este período, a jornada a conduz a uma busca dos caminhos mais orientais dos celtas, desde as planícies da Mongólia ao reinado do Rei Midas e o Império Bizantino. Ao longo do caminho, ela reflete sobre os conceitos relacionados com o lar, com as viagens em todas as suas encarnações, com a entremesclagem cultural que justifica a história humana e as nossas heranças universais de conflito e esperança.Gravado nos Estúdios Real World e com a apresentação de vários músicos de renome, o álbum oferece um tesouro encontrado de instrumentos, da harpa, viela e acordeão ao oud, lira, quanum e nyckelharpa (um violino dedilhado da Escandinávia). Destaques incluem os ritmos sedutores e as influências da Rota da Seda no “Caravanserai” da primeira faixa; um peã em honra de um amor imutável com a “Penelope’s Song”; e uma composição musical da Loreena baseada num poema do Senhor Walter Scott sobre um romance perseguido pela fatalidade com “The English Ladye And The Knight”. Juntas, as nove músicas que An Ancient Muse contém, fazem surgir, como por um encanto, uma riqueza enorme de histórias humanas que são tanto exclusivas quanto inesquecíveis.

Faixas:

1. "Incantation" – 2:35
2. "The Gates of Istanbul" – 6:59
3. "Caravanserai" – 7:36
4. "The English Ladye and the Knight" – 6:49
5. "Kecharitomene" – 6:34
6. "Penelope's Song" – 4:21
7. "Sacred Shabbat" – 3:59
8. "Beneath a Phrygian Sky" – 9:32
9. "Never-ending Road (Amhrán Duit)" – 5:54

Observações:

“The English Ladye and the Knight” é baseada na balada de Sir Walter Scott, “It was an English Ladye Bright”, de The Lay of the Last Minstrel (1805).

"Kecharitomene" vem de κεχαριτωμένη, saudação de Gabriel a Maria, em Lucas 1:28, traduzida gratia plena, "cheia de graça".

O trabalho em An Ancient Muse começou em 2005.

A maior parte da inspiração para as faixas do álbum veio da música da Grécia, Turquia, Oriente Médio e Extremo Oriente.

A maioria das faixas, com exceção de três reveladas em meados de Setembro, em concertos em Alhambra, estava completamente desconhecida até o lançamento.

An Ancient Muse estreou na Billboard 200 estadunidense no número 83, com cerca de 22.000 cópias vendidas na primeira semana. O álbum já vendeu mais de 800.000 cópias no mundo todo.

DOWNLOAD DO ALBUM

5 comentários:

  1. Eu já adorava as musicas desse álbum, mas desconhecia os significados! Adorei mais ainda, obrigada pelos links e pelas informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina! Fico feliz que goste do trabalho que desenvolvo aqui. Sou um profundo admirador do trabalho da Loreena.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? O blog esta ótimo, muito bem explicado , só o link desse album esta OFF. Podde arruma~lo por favor?
    Obrigado
    Eduardo D'Alessandro

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir