domingo, 9 de setembro de 2012

Nights from the Alhambra

"Se essas pedras pudessem falar… Sendo artistas, sabemos que a química misteriosa e emocionante entre os músicos e a audiência pode fazer qualquer palco se tornar um lugar especial. Sendo assim, foi ainda mais misterioso e sensacional nos encontrarmos montando nossos instrumentos bem no coração do Palácio de Alhambra, um local com o qual venho sonhado me apresentar desde a primeira vez que andei por suas paredes encantadoras. Acredito que a beleza real de Alhambra é o fato de que o mesmo guarda os nossos sonhos sobre a eternidade dentro de suas pedras – essa mesma verdade eterna, talvez, que nós artistas nos esforçamos para obter quando compartilhamos as nossas canções e histórias. Sinto-me honrada em compartilhar as nossas noites em Alhambra e nossa jornada musical com vocês."
Loreena Mckennitt


Nights from the Alhambra é uma apresentação musical encantadora, cujo cenário é sob a claridade das estrelas no coração mourisco da Espanha medieval. Gravado ao vivo em setembro de 2006, a cantora/compositora Loreena McKennitt – em seu primeiro registro de um concerto ao vivo – conduz os telespectadores através das paisagens multi-texturais de suas canções, desde as baladas célticas tradicionais até as narrativas literárias e os destaques da sua gravação mais recente, An Ancient Muse.

O Palácio de Carlos V foi construído nas terras de Alhambra cerca de três décadas depois que Andaluzia, reinada por muçulmanos, tinha sido tomada e o último rei de Nasrid de Granada, Boabdil, tinha sido exilado.

Carlos V, o imperador romano e o neto dos “Los Reyes Católicos” Fernando e Isabela, entregou a construção do seu palácio para Pedro Machuca, um pintor e arquiteto natural de Toledo, que havia estudado na Itália durante a época de Michelangelo e Rafael.

Em 1527, iniciou-se a obra em sua estrutura monumental, mas só foi terminada em 1957, e inclusive não possuindo telhado até o fim de 1923. De fato, durante vários cursos de sua história, o Palácio foi tão negligenciado que partes do edifício desmoronaram. Junto com o resto de Alhambra, este monumento escapou por um fio de ter sido destruído pelas forças de Napoleão.

Contudo, de alguma forma, o Palácio sobreviveu e tem se mantido como sendo uma das principais obras da Renascença na Espanha. E, no centro dessa enorme estrutura quadrada, o seu pátio modesto circular simbolizando o céu e a terra é tão comovente quanto é exclusivo. Foi neste pátio ao ar livre, iluminado por estrelas cintilantes e por luzes especialmente posicionadas para criar um ambiente único, que aconteceram as apresentações inesquecíveis das Noites de Alhambra (Nights from the Alhambra).

Faixas:

Disco um

1. "The Mystic's Dream" – 6:35
2. "She Moved Through The Fair" – 5:10
3. "Stolen Child" – 4:16
4. "The Mummers' Dance" – 4:26
5. "Penelope's Song" – 4:25
6. "Marco Polo" – 4:51
7. "The Bonny Swans" – 4:45
8. "Dante's Prayer" – 5:06
9. "Caravanserai" – 6:57

Disco dois

1. "Bonny Portmore" – 4:08
2. "Santiago" – 5:37
3. "Raglan Road" – 5:40
4. "All Souls Night" – 5:29
5. "The Lady Of Shalott" – 5:02
6. "The Old Ways" – 5:13
7. "Never-Ending Road (Amhrán Duit)" – 6:28
8. "Huron 'Beltane' Fire Dance" – 5:26
9. "Cymbeline" – 5:00

Observações:

A filmagem de Nights from the Alhambra ocorreu no Palácio de Carlos V em Alhambra, um local de Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO em Granada, Espanha.

As apresentações do concerto ao vivo foram filmadas para Nights from the Alhambra e foram assistidas pela primeira vez através de um especial de TV, com este mesmo nome, na série “Great Performances” da rede PBS.  Este programa começou a ser transmitido em março de 2007 nos Estados Unidos.

Durante a primavera de 2007, uma versão do  DVD+CD Nights from the Alhambra foi vendida exclusivamente durante as turnês de Loreena McKennitt pela Europa e América do Norte. Esta versão exclusiva trazia ilustrações diferentes em seu encarte, mas continha o mesmo conteúdo de seu lançamento comercial posterior.

Os dois discos compreendem o concerto completo, apenas foram retiradas as introduções que Loreena faz para algumas faixas e adicionais falas da cantora.

Um comentário: