domingo, 11 de outubro de 2009

Elemental


A gravação debute e o lançamento inaugural do selo Quinlan Road da Loreena McKennitt, Elemental exibe a primeira incursão da artista no domínio da música celta. Assim como todas as suas gravações posteriores, este álbum foi produzido por ela própria e foi gravado numa semana em julho de 1985 num celeiro no sul de Ontário cercado por um campo de girassóis.
“A história dos celtas viria a tornar o meu trampolim de criatividade”, Loreena relembra a sua grande fascinação sobre este tema. “Musicalmente, eu vim a aprender e ser inspirada por muitos grupos e artistas que variam desde aqueles que recriam autenticamente os métodos tradicionais a aqueles que, como por exemplo, Alan Stivell da Britânia, buscam moldá-los em algo novo e inovador”. Na ocasião dessa gravação, o envolvimento da compositora em filmes e teatros iria desempenhar um papel substancial no ecletismo do material aqui apresentado.
As nove faixas do Elemental exibem os talentos de McKennitt como uma cantora e harpista com arranjos memoráveis e revigorantes dos tradicionais favoritos e poemas por Yeats e Blake convertidos em músicas. Os convidados principais incluem o ator famoso e músico folclórico Cedric Smith e o estimado ator shakespeariano Douglas Campbell.


Faixas:

1. "Blacksmith" (Tradicional/Loreena McKennitt)– 3:20
2. "She Moved Through the Fair" (Tradicional/Loreena McKennitt)– 4:05
3. "Stolen Child" (William Butler Yeats/Loreena McKennitt) – 5:05
4. "The Lark in the Clear Air" (Tradicional/Loreena McKennitt) – 2:06
5. "Carrighfergus" (Tradicional/Loreena McKennitt) – 3:24
6. "Kellswater" (Tradicional/Loreena McKennitt) – 5:19
7. "Banks of Claudy" (Tradicional/Loreena McKennitt) – 5:37
8. "Come by the Hills" (Tradicional/Loreena McKennitt) – 3:05
9. "Lullaby" (William Blake/Loreena McKennit) - 4:26


Observações:

"Stolen Child" é baseada no poema de William Butler Yeats, "The Stolen Child".

"Lullaby" usa palavras de um poema de William Blake. Ela foi escrita para o Festival Stratford do Canadá de 1983, para a produção de Blake por Elliot Hayes e interpretada por Douglas Campbell.

DOWNLOAD DO ALBUM

3 comentários: