quarta-feira, 14 de outubro de 2009

To Drive the Cold Winter Away


“Quando criança”, escreve Loreena McKennitt, “a minha impressão mais nítida da música para a estação de inverno surgiu dos cantos e hinos gravados nas igrejas e grandes salões, ricos com as suas próprias tradições e ambiências raras. Com tal espírito, eu aventurei-me em vários lugares similares que eu vim a apreciar em minhas viagens”.
A segunda gravação de Loreena, produzida por ela própria, apresenta uma música sazonal com um toque revigorante e de serendipismo. Esta coleção de cânticos de inverno e natalinos tradicionais e menos conhecidos foi gravada em 1987 na Igreja da Nossa Senhora em Guelph, Ontário e também na Irlanda, em Abadia Glenstal, um monastério beneditino e no Centro de Tyrone Guthrie em Annaghmakerrig.
“Os arranjos são esparsos, mas de qualquer maneira eu senti que eles refletiam a dinâmica das estações de outono e de inverno e que realmente pode existir muita beleza em tal simplicidade”, ela conclui. “Como a gravação é feita no local, então ocasionalmente você ouve sons da vida existente que estão acontecendo ao nosso redor. Esperamos que estes não sejam distrativos, mas sim que sejam adotados como pedacinhos de palha na malha de lã que a sua avó tenha tricotado para afugentar o inverno frio”.

Faixas:

1. "In Praise of Christmas" (Tradicional) – 6:06
2. "The Seasons" (Tradicional) – 4:55
3. "The King" (Tradicional) – 2:04
4. "Banquet Hall" (Loreena McKennit) – 3:53
5. "Snow" (Loreena McKennit/Archibald Lampman) – 5:35
6. "Balulalow" (Tradicional) – 3:09
7. "Let Us the Infant Greet" (Tradicional) – 3:46
8. "The Wexford Carol" (Tradicional) – 6:07
9. "The Stockford Carol" (Loreena McKennit) – 3:02
10. "Let All That Are to Mirth Inclined" (Tradicional) – 6:52

Observações:

"The King" contém vocais de Cedric Soares. Shannon Purves-Smith toca viola da gamba em duas outras faixas. Todo o resto foi feito por Loreena.

"Snow" usa as palavras do poema de mesmo nome, de Archibald Lampman. Ele foi incluído em um álbum da Windham Hill Records intitulado Celtic Christmas (1995).

DOWNLOAD DO ALBUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário