quinta-feira, 15 de outubro de 2009

The Visit


Estendendo o seu foco concernente a maiores variações ecléticas de temas relacionados ao céltico e seguindo a sua presença em feiras internacionais de artefatos célticos em Veneza, a composição de Loreena em seu quarto álbum, The Visit, assume o formato de uma composição musical histórica e viajante.
Um sucesso multimilionário em vendas por todo o mundo, esta gravação lança novamente as primeiras influências de Loreena de um aspecto inovador e contemporâneo. Composto por nove trilhas produzidas por ela própria variando desde uma versão persistente do “Greensleeves” interpretado da forma como “eu imagino que Tom Waits talvez a faria” e um instrumental agitado do “Tango To Evora” a balada tradicional amorosa e proto-ambientalista de “Bonny Portmore” e, finalmente, uma das mais adoradas criações de Loreena, uma linda conversão melódica do poema épico arturiano de Tennyson, “The Lady Of Shalott”.
“Os célticos sabiam, assim como estamos re-aprendendo agora, a importância do respeito profundo por tudo que tem vida ao redor deles”, conclui Loreena. “Esta gravação almeja ser nada mais do que uma reflexão a respeito do entrelaço dessas coisas”.

Faixas:

1. "All Souls Night" (Loreena McKennit) – 5:09
2. "Bonny Portmore" (Tradicional, arranjada e adaptada por Loreena McKennit) – 4:21
3. "Between the Shadows" (Loreena McKennit) – 3:42
4. "The Lady of Shalott" (Letra de Alfred Lord Tennyson adaptada por Loreena McKennitt, música por Loreena McKennit) – 11:34
5. "Greensleeves" (Tradicional, música arranjada por Loreena McKennitt) – 4:26
6. "Tango to Evora" (Loreena McKennit) – 4:10
7. "Courtyard Lullaby" (Loreena McKennit) – 4:57
8. "The Old Ways" (Loreena McKennit) – 5:44
9. "Cymbeline" (Música por Loreena McKennitt, letra de William Shakespeare) – 5:07

Observações:

"All Souls Night" deriva da fusão de McKennitt das tradições, mitologia e cultura do Japão com antigos rituais samhain europeus. As “fogueiras (bonfires)” e "figuras dançantes (figures dancing)” são pagãs. “As velas e lanternas (candles and lanterns)” são das tradições japonesas.
"Bonny Portmore" é uma canção folclórica tradicional celta sobre o desmatamento da floresta de carvalho. Ela foi destaque na trilha sonora da série de TV "Highlander".

"The Lady of Shalott" é baseada no poema The Lady of Shalott de Alfred Tennyson.

Ao contrário do que consta nas notas do álbum, "Greensleeves" não foi realmente escrito por Henry VIII.

"Tango to Evora" foi usada no documentário The Burning Times no National Film Board of Canada. Uma regravação da música foi gravada por uma das cantoras mais populares e respeitadas da Grécia, Haris Alexiou, intitulada "Tango Nefeli", com letras escritas por ela mesma. Outra regravação da música foi feita pelo cantor turco Nilüfer, intitulada "Çok Uzaklarda".

"Cymbeline" é tirada de uma canção de Cymbeline, de William Shakespeare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário