sábado, 17 de outubro de 2009

The Mask and Mirror


“Eu vim a utilizar a história pan-céltica, cujo período é desde 500 AC até o presente, como sendo um trampolim criativo”, disse Loreena McKennitt. “A música que estou criando é um resultado de ter passado por aquele caminho e juntado todos os estilos de temas e influências, que poderiam ser ou não ser publicamente célticas por natureza. Com The Mask And Mirror eu iniciei uma jornada pela Galícia, a região céltica da Espanha, e partindo de lá eu continuei na minha própria peregrinação musical e histórica. Eu olhei para trás e para frente através das janelas do 15° século da Espanha, através das nuanças do judaísmo, islamismo e cristianismo e fiquei atraída por um mundo fascinante de: história, religião, fertilização cultural cruzada”.Produzida por ela própria e vangloriando-se de uma palheta exótica de instrumentação desde o violoncelo e uillean pipes (tipo gaita de fole) ao dumbeg, tabla e oud, o quinto álbum de Loreena tem vendido milhões de cópias mundialmente. Com um conjunto de influências espanholas, célticas e marroquinas, este segue os caminhos de inspirações vindas desde a Irlanda a Santiago de Compostella até o Oriente Médio. Acompanhando os poemas de São João da Cruz e Shakespeare convertidos em música, sendo estes originais ecléticos e de rica estrutura, incluindo o dramático e sedutor "The Mystic's Dream" e "Marrakesh Night Market".Em suas jornadas, disse Loreena, as questões examinadas que fazem eco perante os séculos são: “Quem foi Deus? O que é religião, o que é espiritualidade? O que foi revelado e o que foi escondido… e o que eram a máscara e o espelho?”

Faixas:

1. "The Mystic's Dream" – 7:40
2. "The Bonny Swans" – 7:18
3. "The Dark Night of the Soul" – 6:44
4. "Marrakesh Night Market" – 6:30
5. "Full Circle" – 5:57
6. "Santiago" – 5:58
7. "Cé Hé Mise le Ulaingt?/The Two Trees" – 9:06
8. "Prospero's Speech" – 3:23

Observações

"The Mystic's Dream" fez parta da trilha sonora da minissérie de 2001, The Mists of Avalon, assim como do file Jade de 1995.

"The Bonny Swans" ganhou vídeo.

"The Dark Night of the Soul" é baseada no poema "Dark Night of the Soul" de São João da Cruz.

"Santiago" tem seu título inspirado no nome da cidade espanhola de Santiago de Compostela e do santo que leva esse nome.

"The Two Trees" tem sua letra tirada de um poema de William Butler Yeats.

"Prospero's Speech" é o monólogo final e o epílogo de Prospero em The Tempest, de William Shakespeare.

Um cover de "Marrakesh Night Market" foi feito pelo cantor grego Kalliopi Vetta em seu álbum de Sto Phos.

DOWNLOAD DO ALBUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário